top of page

SAÚDE: Canaã realiza a primeira cirurgia de vesícula por vídeo

Avanço tecnológico realizado pelo Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG) traz precisão, rapidez e menor impacto aos pacientes.

A colecistectomia laparoscópica – técnica cirúrgica inovadora, realizada pela primeira vez no hospital municipal de Canaã dos Carajás, traz consigo uma série de benefícios em relação à cirurgia convencional, conhecida como cirurgia aberta, principalmente devido ao tamanho reduzido do corte necessário.


A primeira intervenção realizada no HMDG foi um procedimento cirúrgico de remoção da vesícula biliar. Simone Ribeiro, moradora de Canaã dos Carajás há 20 anos, foi a paciente, que além de apresentar cálculos na vesícula, era obesa, se beneficiou desse avanço médico. A técnica de videolaparoscopia proporcionou a ela uma experiência mais tranquila, rápida e menos invasiva. “Sou muito grata ao Hospital Municipal e à prefeita Josemira Gadelha por trazerem cirurgias de vídeo para o município, proporcionando uma recuperação mais rápida e amenizando as dores.”, confessou.

A abordagem minimamente invasiva da cirurgia por vídeo resulta em uma menor perda de sangue durante o procedimento, contribuindo para a eficiência do processo cirúrgico, reduzindo assim o tempo de recuperação e baixo risco de infecção. Tudo isso permite que o paciente se recupere mais rapidamente e retorne às suas atividades normais mais cedo. “Estou extremamente feliz com o sucesso da cirurgia. Quero destacar a competência e dedicação dos profissionais envolvidos, como o anestesista Dr. Leonardo, Dr. Marcos Antônio e Dr. Apolone. Eles foram excelentes no cuidado prestado durante todo o processo. Sou imensamente grata por contar com uma equipe tão habilidosa.”, comemorou Simone Ribeiro.


Esse avanço tecnológico permite que os profissionais tenham maior controle e precisão durante o procedimento, resultando em uma cirurgia mais eficiente. Por meio da videolaparoscopia, os cirurgiões podem visualizar a área de operação com grande detalhamento, utilizando câmeras de alta resolução e iluminação adequada. Isso proporciona uma melhor visualização dos tecidos, órgãos e estruturas anatômicas, facilitando a identificação de patologias e a realização de intervenções precisas.

A equipe médica do hospital é composta por profissionais capacitados para realizar cirurgias por videolaparoscopia. “Ao utilizar os instrumentos cirúrgicos específicos para a videolaparoscopia, somos capazes de realizar manobras complexas com maior agilidade e precisão.”, afirmou o Dr. Apolone Queiroz.


A implementação dessa técnica cirúrgica é resultado do empenho da Secretária Municipal de Saúde, dos servidores do HMDG e do apoio da Prefeitura de Canaã dos Carajás. O equipamento para realizar este tipo de cirurgia foi adquirido por emenda impositiva do vereador Anderson Mendes.


“O Governo municipal está comprometido em aprimorar constantemente os serviços de saúde oferecidos à comunidade. Com uma equipe médica altamente capacitada e a adoção de tecnologias de ponta, o Município está posicionado para liderar o avanço da medicina na região, oferecendo soluções inovadoras e melhorando a vida dos pacientes.”, celebrou o secretário municipal de saúde, Marcos Paulo Silveira.

Texto: Cris Reis, sob supervisão de Sheila Faro e Vinícius de Paula


333 visualizações0 comentário
bottom of page