top of page

Equipe multidisciplinar realiza ações de promoção da cultura de paz nas escolas de Canaã

Diante da crise de segurança escolar vivida em todo o Brasil, a prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, segue trabalhando para cuidar dos alunos e construir um ambiente saudável nas escolas do município.

Desde o começo de abril, diversos representantes de órgãos municipais têm se reunido para discutir ações e medidas afirmativas de enfrentamento e de cuidado com os jovens e crianças de Canaã. Inúmeros profissionais de setores fundamentais, como Conselho Municipal de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Públicos do Estado do Pará, Centro de Referência em Assistência Social, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Segurança Pública Viária, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social, Câmara Municipal de Vereadores e diretores e professores de escolas municipais e privadas, trabalharam juntos para construir o plano de ação pedagógico emergencial para a promoção da cultura de paz nas escolas.


O plano de ação, em vigor do dia 17 a 28 de abril, contempla que os profissionais da área da saúde e da educação, por meio de uma equipe multidisciplinar, estarão nas escolas para realizar uma série de atividades com o objetivo de fortalecer a cultura da paz e promover um ambiente cada vez mais seguro, saudável e inclusivo nas escolas.

Psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos realizarão palestras, rodas de conversa e dinâmicas com foco na promoção de um ambiente escolar tranquilo e harmonioso para toda a comunidade. A intenção é que o movimento, neste período, se torne referência para ações contínuas na rede de ensino, contribuindo, cada vez mais, com a segurança no ambiente escolar.


Entre as medidas adotadas, também destacam-se:

  • Implantação e impressão de carteirinhas estudantis para reforçar a identificação e a segurança dos alunos;

  • Rodas de conversa informativas e de orientação com estudantes, servidores e familiares;

  • Diálogo aberto com professores do 1º ao 3º ano que estarão em formação na escola Sebastião Agripino;

  • Planilha de controle de acesso às escolas;

  • Comissão interna escolar de promoção da cultura de paz e convivência escolar;

  • Código de alarme para reconhecimento imediato de possíveis situações de perigo;

  • Inclusão de atividades de produção de texto e desenho no planejamento de aulas para identificar possíveis estudantes em situação de vulnerabilidade física ou mental;

  • Inclusão de atividades dinâmicas como o Mural da Paz e o Cinema na Escola.

Importante ressaltar que, para além do plano pedagógico, as escolas de Canaã podem contar com a presença de dois seguranças em cada unidade e que, além disso, a prefeitura já estuda a colocação de consertina nos muros e porta detectora de metais.


Dessa forma, a pasta pretende fortalecer a atuação dos profissionais no enfrentamento a violência dentro das escolas e construir um relacionamento mais próximo com a comunidade estudantil e familiar para promover um ambiente seguro, saudável e preparado para formar jovens e adultos mais empáticos e conscientes.


Vale lembrar que, além dessas ações, a prefeitura de Canaã também atua fortemente com os alunos por meio de uma equipe multidisciplinar no PSE, o Programa Saúde na Escola. Hoje, o PSE conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, educadores físicos, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, psicólogos e fonoaudiólogos – diversos profissionais que realizam avaliações periódicas na rede municipal de ensino para identificar, prevenir e orientar acerca da saúde mental e física de todos os estudantes.


205 visualizações0 comentário
bottom of page