top of page

Vila Nova Jerusalém recebe mutirão contra leishmaniose nesta quinta (23) e sexta-feira (24).

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás inicia nesta quinta (23) e sexta-feira (24) mutirões contra o vírus da Leishmaniose Visceral na zona rural.

A primeira localidade a receber o serviço é a Vila Nova Jerusalém. A iniciativa terá a colaboração da secretaria de Educação e visa previnir focos do mosquito-palha, inseto transmissor da doença.


Palestras, conversas com a comunidade, captura de animais errantes, identificação, monitoramento de animais soro reagentes através de teste rápidos, vacinação antirrábica em cães e gatos, orientação sobre limpeza de quintais e abrigos de animais domésticos serão os serviços ofertados pelas equipes de combate às zoonoses.


A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.


No ambiente urbano, o cão é a principal fonte de infecção para o vetor, podendo desenvolver os sintomas da doença, que são: emagrecimento, queda de pêlos, crescimento e deformação das unhas, paralisia de membros posteriores, desnutrição, entre outros.


362 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page