top of page

Vila dos Imigrantes é modelo de desenvolvimento na zona rural de Canaã dos Carajás

Prefeitura garante infraestrutura com drenagem, asfalto, ponte de concreto, iluminação e abastecimento de água potável

Cerca de 350 famílias que moram na Vila dos Imigrantes, zona rural de Canaã dos Carajás, foram beneficiadas com um verdadeiro pacote de obras executado pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob).


De acordo com o secretário de Obras e vice-prefeito, Zito Augusto, é possível ver as melhorias desde o acesso ao local. “Nós fizemos drenagem, com sistema de galeria para evitar alagamentos e a pavimentação em todas as ruas da vila, além do asfalto da VS-47 e da VS-48, que agora dão acesso direto à Rodovia Arnaldo Chagas. E tem também a ponte de concreto armado que foi construída para garantir a segurança no tráfego”, explica, ressaltando que na localidade também foi implantada a iluminação em LED.

Outra iniciativa da Prefeitura de Canaã dos Carajás foi o cadastramento nos programas habitacionais, em que a equipe da Secretaria Municipal de Habitação (SEMHAB) realizou diversas ações na vila, levando atendimento e orientação sobre o Programa Moradia Digna e sobre o Cartão Reforma e Construção.


Uma das beneficiárias do cartão, Ivonete Vieira de Souza, recebeu a casa nova em abril deste ano. “Facilitou bastante! A gente faz o cadastro e é só esperar que a hora chega. E agora as coisas estão avançadas, a gente nem espera tanto tempo. Com essa prefeita aí no comando as coisas estão indo a mil!”, comemorou, explicando que agora poderá receber familiares em casa com conforto.

O impacto da melhora na qualidade de vida é vivenciado no cotidiano, com o sistema de água encanada que foi construído na vila.


A rede de abastecimento de 5.312 metros é ligada ao poço artesiano, que tem seis polegadas de diâmetro e 100 metros de profundidade. Além do reservatório com capacidade para 15 mil litros. Todo o sistema foi entregue em maio de 2021 e garante a distribuição de água para 422 lotes.


De acordo com o diretor-geral do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), João Nunes, desde o início deste mês a equipe tem feito ações de atendimento na vila. “A equipe está indo diretamente lá para informar à comunidade da importância de realização e de renovação dos cadastros, tendo em vista que o pagamento em dia da taxa garante o abastecimento à população”.


321 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page