top of page

Vila Bom Jesus recebe ação contra a Leishmaniose amanhã (19).

Nesta sexta-feira (19), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizam o dia D contra a leishmaniose na Escola Muncipal Raimundo de Oliveira, das 8h às 17h, na Vila Bom Jesus. Serão realizados cadastros de animais, coleta de amostra de sangue, testagem e entrega de laudos aos tutores.

As ações de combate à leishmaniose na zona urbana e rural fazem parte das programação do “Agosto Verde”, mês escolhido para a conscientização e combate à doença. A ação é realizada pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Semsa.


Sobre a leishmaniose


A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.


No ambiente urbano, o cão é a principal fonte de infecção para o vetor, podendo desenvolver os sintomas da doença, que são: emagrecimento, queda de pêlos, crescimento e deformação das unhas, paralisia de membros posteriores, desnutrição, entre outros.


249 visualizações0 comentário
bottom of page