top of page

Tire suas dúvidas sobre a tuberculose, doença tratável, mas que pode matar.

Até o próximo dia 31, a prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar diversas ações preventivas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando conscientizar quanto ao diagnóstico e tratamento da doença, que se tratada a tempo, tem cura.

Apesar de ser tratável, e com grande possibilidade de cura quando diagnosticada precocemente, a tuberculose ainda mata mais de 2 milhões de pessoas no mundo por ano. Visando conscientizar sobre as medidas de prevenção e sobre o tratamento da doença, foi criado o Dia Internacional de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março.


As equipes da saúde vão realizar, das 8h às 18h, nas UBS, dias “D” de prevenção, na qual serão ofertados os seguintes serviços: aferição da pressão arterial, rodas de conversa na sala de espera, testes de glicemia, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, atualização do cartão de vacina, consultas médicas, solicitação de exames laboratoriais e avaliação odontológica.


Confira a programação completa abaixo. A prefeitura também ouviu o médico Jaime Miranda, que tirou algumas das principais dúvidas sobre a doença. Confira a entrevista.


O que é a tuberculose

Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, provocada por uma bactéria, chamada de Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch.


Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico depende dos sintomas. O paciente pode apresentar tosse prolongada por mais de três semanas, febre, principalmente no final da tarde, sudorese noturna, o paciente suar muito à noite, emagrecimento. São os sintomas sugestivos e tem os exames pra auxiliar no diagnóstico, que é o exame do escarro, que faz e identifica a bactéria no escarro e tem também o raio-x de tórax pra auxiliar o diagnóstico.


O que a pessoa deve fazer em caso de sintomas

O paciente que está com sintomas deve procurar o Posto de Saúde mais próximo da sua casa, procurar o seu médico, pra fazer o diagnóstico o mais rápido possível, e iniciar o tratamento precoce, que é o mais importante, a tuberculose é uma doença que tem cura, e além de ser um tratamento curativo é um tratamento preventivo, que previne de você estar transmitindo essa doença para outras pessoas.



236 visualizações0 comentário
bottom of page