top of page

Saúde realiza intervenção após 2 casos confirmados de raiva bovina no Cedere 1

No dia 5 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu uma notificação da Agencia de Defesa Agropecuária (Adepará), a respeito do diagnóstico de dois casos de raiva bovina confirmados em uma propriedade rural na região conhecida como Cedere 1. A doença é causada pelo vírus da família dos Rabdovírus.

Transmitida por mamíferos, principalmente por morcegos, ela ataca o sistema neurológico do gado e pode, também, infectar humanos.


Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, a equipe da Vigilância em Zoonoses, coordenada pela médica veterinária Wiliam Santos deslocou-se até a propriedade para realizar a verificação e a investigação epidemiológica, sendo novamente confirmado o diagnóstico de raiva bovina.

Por se tratar de uma doença que apresenta riscos à saúde pública, a equipe de vigilância em zoonoses também orientou a comunidade local a respeito da doença e sua prevenção, tanto para animais quanto para humanos. Com a imunização dos animais é esperado que seja realizado o bloqueio da transmissão do vírus na região, protegendo as pessoas da contaminação pelo Rabdovírus.


A identificação, captura da colônia de morcegos bem como a vacinação e diagnóstico de doenças dos animais relacionados à atividade pecuária, como bovinos e equinos é papel da Adepará. Portanto, ao identificar alguma anormalidade no rebanho, o cidadão deve contatar o órgão estadual para que sejam tomadas as devidas providências.


324 visualizações0 comentário
bottom of page