top of page

SAÚDE: Pacientes de Canaã dos Carajás contarão com tratamento de hemodiálise

Novo centro garante atendimento de terapia renal substitutiva de pacientes crônicos dentro do município

A vida de muitas pessoas ganha um novo capítulo com a oportunidade de realizar o tratamento em Canaã dos Carajás. Até janeiro deste ano, o Tratamento Fora de Domicilio – TFD acompanhava 18 pacientes no mínimo três vezes por semana para fazer a hemodiálise em Marabá, uma viagem de 500km que durava em torno de 8 horas entre a ida e volta transportados em micro ônibus e ambulâncias.


Agora os pacientes renais crônicos podem realizar o tratamento dentro do seu município de residência. A Elita Nunes, paciente do TDF compartilhou dessas viagens durante 4 anos. “A única dificuldade que vivi foi só a ida e a volta para Marabá. A única dificuldade era essa. Porque a questão do acompanhamento do TFD, é maravilhosa. Nós somos muito bem acolhidos.”, expressou.


Para garantir os cuidados, proporcionar segurança e melhorar a qualidade de vida para pacientes que precisam fazer hemodialise, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) contratou uma clínica extremamente estruturada e especializada para realizar o tratamento nos pacientes renais crônicos do município. “Ah, agora é diferente, né? Não tem nem comparação. Antes era sair de casa às seis da manhã e voltar às oito da noite e agora com a oferta do serviço no município é poder ter um conforto bem maior. E hoje o bem-estar é melhor. O conforto lá na clínica é melhor. Fiquei tão emocionada. É, uma alegria muito grande de poder ter assistência aqui e não ter mais que se deslocar.”, concluiu Elita.

Foto: Diego Barbosa

A hemodiálise é um procedimento médico que atua como um “rim artificial” para pacientes com insuficiência renal grave. Por meio de uma máquina, o sangue é filtrado e limpo, removendo toxinas, excesso de líquidos e regulando o equilíbrio de eletrólitos como sódio, potássio, ureia e creatinina.

A Secretaria de saúde explica que o tratamento é essencial para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica em estágios avançados, quando os rins não conseguem realizar suas funções vitais de forma adequada. “A hemodiálise ajuda a controlar a pressão arterial, prevenir desequilíbrios eletrolíticos e remover o excesso de líquido do corpo, proporcionando melhor qualidade de vida e prolongando a expectativa de vida dos pacientes.


Diversos fatores podem levar à insuficiência renal, como hipertensão arterial, diabetes mellitus e o uso prolongado de medicamentos. A obstrução das vias urinárias por cálculos renais também é um fator de risco. A Elita faz o acompanhamento do TFD há cinco anos e vai acompanhada de seu esposo realizar o tratamento durante três dias na semana.

“A hemodiálise eu comecei em 2022, mas as consultas e exames eu iniciei em 2019. Estou muito feliz de poder fazer meu tratamento aqui na cidade. Para nós, pacientes, não é fácil sair de uma sessão de hemodiálise e pegar uma estrada de quatro horas de viagem. Uma sessão de hemodiálise deixa a gente debilitada.”, ressaltou.


Segundo a Semsa, este novo serviço mostra a capacidade do município em estar avançando a saúde com qualidade, segurança e tendo o paciente como o centro do cuidado. É um ganho atrairmos profissionais com mão de obra especializada para cuidados de maior complexidade. Ter a oferta deste serviço em Canaã é transformador para os pacientes e seus familiares, pois durante o transporte e durante as sessões, o paciente não vai sozinho e sempre precisa estar ao lado de um acompanhante, e a terapia sendo realizada no município além de proporcionar segurança com a não necessidade de enfrentamento da estrada com a distância até Marabá, proporciona o conforto com a redução do tempo e melhor recuperação pelo desgaste das viagens.

364 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page