top of page

Saúde alerta para aumento de casos de síndromes respiratórias e pede reforço em cuidados

O Brasil vem vivenciando uma escalada no número de casos de síndromes respiratórias, com aumento de internações relacionadas a esses casos, e a Secretaria Municipal de Saúde de Canaã pede o reforço dos cuidados de prevenção.


Segundo dados da pasta, os principais vírus circulantes identificados são o da Covid-19 e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador das bronquiolites e pneumonias em crianças menores de cinco anos.


O VSR é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite (75%) e quase metade das pneumonias (40%) nessa faixa etária, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Além das crianças, os públicos vulneráveis são idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e com problemas de imunidade.

Entre os sintomas gripais mais comuns estão febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, diminuição ou perca de olfato e/ou paladar, congestão nasal, dificuldade para respirar e falta de ar.


No caso de sintomas leves, recomenda-se procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Já em caso de falta de ar ou dificuldade respiratória, é preciso procurar atendimento hospitalar.


Entre as medidas preventivas estão: a lavagem constante das mãos, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações ou ambientes pouco ventilados e o uso de máscaras, principalmente para quem está com sintomas gripais.


Além disso, a rede municipal conta com vacina contra a Covid bivalente disponível, para imunização anual de públicos prioritários.


1.085 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page