top of page

Prefeita Josemira Gadelha palestra sobre a experiência canaense em eventos globais da mineração.

Fóruns reunirão políticos brasileiros, representante da ONU, mineradoras e ex-chefes de estados.

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, será palestrante em dois fóruns sobre mineração e desenvolvimento sustentável que acontecerão em Belém, nesta semana, promovidos pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). No dia 30 de agosto, Josemira fará uma apresentação na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. E no dia 31, a palestra será na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram).

Na oportunidade, a prefeita apresentará as experiências bem sucedidas em Canaã dos Carajás advindas da mineração. Desde a implantação das minas de Sossêgo e S11D, o município tem sido exemplo do uso consciente da Compensação Financeira pela Exploração do Minério (Cfem). Sendo a cidade que mais cresceu no país nos últimos 12 anos – segundo o IBGE -, o município utiliza de sua arrecadação para investir na garantia dos direitos básicos do cidadão, diversificação econômica e no respeito ao meio ambiente.


Durante a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, a prefeita participará das discussões do painel: “Cidades da Amazônia – Desafios para o Desenvolvimento”, às 9h30. Ao lado de outras personalidades, Josemira abordará os grandes desafios urbanos das cidades amazônicas, como transporte, segurança pública, conectividade, desigualdades sociais e territoriais, e suas relações com a economia local, sob a perspectiva de gestores públicos e de organizações da sociedade civil.


Os eventos acontecerão na capital paraense, no Hangar Centro de Convenções. A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias será do dia 30 de agosto a 1° de setembro, e terá a participação do ex- primeiro-ministro da Grã-Bretanha Tony Blair e do 8° Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, e do ex-presidente da Colômbia, Iván Duque.


Já a Exposibram será entre os dias 28 e 31 de agosto e Josemira Gadelha participará no dia 30, às 11h30, do painel “Experiências de boa governança com a aplicação da Cfem nos municípios”, junto ao prefeito de Itabira – MG, Marco Antônio Lage, e outros convidados.


O evento reúne as principais companhias mineradoras com atuação nacional e global, fornecedores, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional.


432 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page