top of page

Prefeitura inaugura revitalização de avenidas e urbanização do bairro Bela vista, em Canaã.

Comunidade dá show em inauguração, que contou com passeio ciclístico e aulões de zumba e step dance.

Mais segurança, trafegabilidade e muita beleza para quem transita em direção ao Parque Veredas e aos bairros Bela Vista, Residencial Canaã e região. Assim será a vida do cidadão canaense que vai utilizar as avenidas Agenor Paiva e Cinco de Outubro, que receberam nova pavimentação e benfeitorias. Quem mora no bairro Bela Vista vai desfrutar da urbanização completa das ruas.


Na noite da última sexta-feira (27), a Prefeitura de Canaã dos Carajás entregou à comunidade o asfaltamento do bairro Bela Vista, a revitalização da avenida Agenor Paiva e a revitalização e construção de trecho novo da avenida Cinco de Outubro. O valor dos investimentos é de, aproximadamente, R$ 40 milhões e beneficia milhares de famílias canaanenses que vivem na região. O destaque foi para a presença em peso da comunidade, que prestigiou o evento, realizou um passeio ciclístico e se movimentou durante sessão de zumba e step dance.

A pavimentação da Agenor Paiva compreende a 1,653 km de via duplicada asfaltada, com 7,467 mil m² de calçadas com acessibilidade e 4,3 mil m² de ciclo faixas. Já a Avenida Cinco de Outubro conta com 2,7 km de via duplicada asfaltada – sendo 1,8 km de via totalmente nova -, 12,678 mil m² de calçadas e 6,8 mil m² de ciclo faixas. Ambas têm arborização, iluminação em LED, sinalização de trânsito vertical e horizontal e piso tátil nas calçadas e ciclovias.

Markes Coelho de Sousa é presidente do Clube dos Ciclistas de Canaã dos Carajás e aprovou as obras. “É muito importante que as avenidas sejam urbanizadas, pois trazem mais segurança aos ciclistas. As barreiras físicas nos protegem dos veículos. A Agenor Paiva e Cinco de Outubro já fazem parte do roteiro do nosso pedal de segunda-feira, por serem bem sinalizadas, terem iluminação e nos levar até a entrada do Parque Veredas”, disse.

O evento teve a participação do Clube dos Ciclistas de Canaã dos Carajás, que realizou um Passeio Ciclístico partindo da Avenida Weyne Cavalcante até o local da cerimônia, na avenida Cinco de Outubro. As turmas do grupo Viver Mais da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel) realizaram uma sessão de zumba e step dance ao final da cerimônia. E a secretaria da Mulher e da Juventude realizou o pré-cadastro de mulheres da região para participarem dos programas de capacitação da prefeitura.

Grupo Viver Mais, da Funcel


Participaram da cerimônia, a comunidade do bairro Bela Vista, a família do pioneiro Agenor Paiva, a prefeita Josemira Gadelha, o vice-prefeito e secretário de obras Zito Augusto, o presidente da Câmara dos Vereadores Dinilson José, os vereadores Wilson Reis, Maria Pereira, Webert Felipe, Cabelo e Criatura e demais autoridades municipais.

Na oportunidade, a família do pioneiro falecido Agenor Paiva – homenageado com o topônimo da avenida -, foi saudada por todos os presentes. Walter Paiva, filho de Agenor, agradeceu aos vereadores pela homenagem. “A avenida está muito bonita, obrigado a todos pelo apoio”, disse.


O vereador Clevis Criatura, que fez a indicação do asfaltamento do Bela Vista na câmara, destacou que a obra surgiu de uma demanda dos moradores. “Estivemos na casa do morador Reinaldo e conversamos com sua família e vizinhos. Lá, fizemos o compromisso de asfaltar esse bairro. Fico feliz em poder contribuir para melhoria da vida de tanta gente que mora na região”.

secretaria da Mulher e Juventude encaminha cidadãs para programas de capacitação profissional durante evento

O presidente da câmara dos vereadores Dinilson José fez a indicação da revitalização e da construção do trecho novo da avenida Cinco de Outubro, agradeceu ao Governo Municipal pela parceria. “Temos uma gestão comprometida com o povo. Essa é uma vitória de todos na região”, declarou.

O vice-prefeito e secretário de obras Zito Augusto agradeceu o empenho dos engenheiros, técnicos, fiscais e profissionais que realizaram as obras. “Nós demos um salto de qualidade em nossas obras. Estamos sempre em contato com a secretaria de segurança viária para desenvolvermos projetos que permitem o tráfego de automóveis, pedestres e ciclistas em harmonia”, afirmou.

No seu discurso, a prefeita Josemira Gadelha falou dos esforços da gestão em melhorar a vida das pessoas: “estamos todos unidos por uma só causa que é trazer qualidade de vida para todos os moradores. Segurança no trânsito, arborização, iluminação, tudo isso passa por pensar a cidade a partir do seu povo. Saber o que o cidadão precisa e realizar obras que façam a diferença na vida de todos”, disse.


Josemira também falou das obras que estão prestes a começar na região, como a construção da escola do bairro Bela Vista, com 14 salas de aula e quadra poliesportiva. A prefeita anunciou a construção do Lago Recreativo do bairro Nova Esperança I, que terá pista de caminhada, playground e arborização. Por fim, destacou a reforma e ampliação da escola municipal João Nelson, que fica no bairro Monte Castelo.


Por Vinícius de Paula (ASCOM)



459 visualizações0 comentário
bottom of page