top of page

POLÍTICA: em 2024 Marabá merece um prefeito pra chamar Dirceu.

O deputado estadual Dirceu Ten Caten se tornou o maior representante político do Partido dos Trabalhadores (PT) das regiões Sudeste e Sul do Pará. Filho de duas figuras muito representativas a citada legenda, a ex-deputada estadual Bernadete Ten Caten e o ex-vice-prefeito de Marabá, Luiz Carlos Pies.

Depois de três vitoriosas eleições ao parlamento estadual, o crescimento eleitoral significativo: em 2014 foi eleito em 2014 com 32.930 votos; quatro anos depois, em 2018, foi reeleito com 59.600 votos, sendo o petista mais votado no pleito (na legislatura passada tornou-se líder da bancada do partido na Alepa). Em 2022, foi o mais votado entre os três petistas eleitos, obtendo 66.397 votos, o que sacramentou a cada nova disputa o seu crescimento político.

Esse elogiável desempenho do referido deputado petista, com a possibilidade de lançar a sua pré-candidatura ao Executivo marabaense, foi suficiente para promover uma onda de ataques à sua honra, ao seu trabalho e até à sua família. Alguns apontamentos são pura politicagem de quinta categoria, como a que o petista em questão não mora em Marabá e sim em Belém. Qualquer cidadão com o mínimo de bom senso sabe que os deputados estaduais tem expediente regular de, pelo menos, dois dias de atividades legislativas (sessões terças-feiras e quartas-feiras), além de outras ações do mandato na capital paraense. A família Ten Caten tem residência fixa na Terra da Castanha, o que faz com que o deputado tenha presença constante naquela municipalidade.

Outro ataque baixo, que demonstra, claramente, desespero de alguns, diz respeito ao passado político dos pais de Dirceu. Há tempos que o citado parlamente se mantém no parlamento estadual por méritos próprios, por seu trabalho, por sua atuação política, sendo considerado um dos melhores parlamentares da Assembleia Legislativa, com um mandato que se destaca, principalmente, por meio de sua significativa produção de projetos, moções, sessões especiais e atividades parlamentares dedicados à juventude, educação, classe trabalhadora, agricultura, à cultura, ao meio ambiente e às organizações populares e minorias.


De fato, a disputa político-eleitoral pela cadeira que atualmente senta o prefeito Tião Miranda (PSD), será intensa, e diversos nomes se apresentam como possibilidades. Dentre eles o de Dirceu que já possui musculatura eleitoral suficiente para concorrer ao próximo pleito municipal, com chances de governar a cidade que nasceu.


Lançamento da pré-candidatura


No próximo dia 05, nas dependências da Câmara Municipal de Marabá, ocorrerá o lançamento da pré-candidatura de Dirceu Ten Caten a prefeito de Marabá. O evento promete receber figuras importantes do partido e da política de forma geral.

Em política não se joga “pedra em cachorro morto”. A pré-candidatura de Dirceu é mais um exemplo.


Fonte: Blog do Branco - Reflexões e provocações

Imagens: Reprodução da internet


432 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page