top of page

Josemira e Helder assinam ordem de serviço para construção de escola técnica em Canaã.

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, e o governador do Pará Helder Barbalho assinaram juntos, nesta terça-feira (18), a ordem de serviço que autoriza a construção de uma Escola de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio na cidade. A parceria entre a prefeitura e o governo estadual prevê que a nova escola seja construída em terreno cedido pelo município.

Na cerimônia, a prefeita ressaltou que o projeto da escola é um sonho antigo da comunidade canaense e celebrou com entusiasmo os novos passos da educação em Canaã. “Hoje não estamos assinando apenas uma ordem de serviço para construção de uma escola estadual em Canaã dos Carajás, nós estamos assinando um sonho de muito tempo. Por isso, nosso coração está batendo forte pela nossa alegria e pela alegria de nossos estudantes”.

A obra terá um investimento de mais de R$11 milhões e contará com 12 salas de aula, auditório, laboratórios especiais, biblioteca, anfiteatro, quadra esportiva coberta, bicicletário, motório e muito mais.


Em pronunciamento, o governador Helder reiterou o compromisso do estado diante da crise escolar vivida em todo Brasil. “Precisamos conter o medo das pessoas de colocarem os seus filhos nas escolas, as pessoas precisam voltar a acreditar que o ambiente escolar é um ambiente seguro, sob pena de termos uma evasão escolar ainda maior”. Dessa forma, uma das atitudes do governo estadual está focada em reforçar a segurança nas escolas do Pará, colocando à disposição cerca de 1.200 policiais militares de forma presencial em 300 escolas, o que significa mais segurança para 400 mil alunos.


E ainda sobre educação, Barbalho garantiu que, ainda neste ano, os moradores de Canaã poderão contar com mais uma parceria entre a prefeitura e o governo estadual. Desta vez, um convênio será responsável por trazer a Canaã quatro cursos de nível superior por meio da Universidade Estadual do Pará (UEPA).


O governador também aproveitou a ocasião para relembrar as obras da Transcarajás e informar que, por conta de problemas com a empresa licitada, o governo foi obrigado a romper o contrato com a prestadora de serviços, mas garantiu que, ainda neste verão, Canaã poderá ver mais um projeto grandioso saindo do papel para trazer mais qualidade de vida aos moradores.

A cerimônia também foi marcada pela entrega de 23 coletes balísticos aos agentes e guardas de trânsito da Secretaria de Segurança Pública Viária. A ação faz parte do apoio do estado aos órgãos municipais que contemplam a fiscalização de trânsito. Lázara Almeida, secretária de Segurança Pública Viária, garante que os equipamentos “vão trazer mais segurança aos agentes que se expõem todos os dias no trabalho”.

Além disso, o governador também entregou 20 certificados do curso de Manutenção de Celular à jovens do município por meio do programa Qualifica Pará, que visa capacitar e profissionalizar estudantes de todo o estado e garantir a inserção no mercado de trabalho.


Participaram do evento diversas autoridades municipais, regionais e estaduais, como prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e secretários.



427 visualizações0 comentário
bottom of page