top of page

Inovações, parcerias e incentivo ao saber marcam os planos para o ano letivo em 2024, em Canaã.

A Secretaria Municipal de Educação – Semed desenvolveu um conjunto de ações e iniciativas para o novo ano letivo da rede de ensino

O ano de 2024 da rede municipal de ensino é marcado pela reforma e ampliação das escolas de ensiino Fundamental Benedita Torres e Tancredo de Almeida Neves. Além disso, para atender de forma igualitária e eficiente todos os segmentos da educação, a Secretaria desativou espaços complementares dos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) Benedito Faustino Malachias e Irani Vieira. O antigo Viver e Conviver foi reformado e adaptado para atender à demanda da educação infantil.


De acordo com a Secretaria, com o início do ano letivo os planejamentos foram desenvolvidos com o objetivo de fortalecer o empenho em transformar a realidade educacional em Canaã dos Carajás, por meio de uma série de ações e iniciativas que têm impactado positivamente o município com o desejo de Destacamos algumas dessas conquistas significativas, visando manter a comunidade informada.


Plano de Intervenção Pedagógica

O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), implementado em 2023, foi uma iniciativa crucial para a recomposição da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental I e II. Inicialmente, o foco estava nas ações do “Praticando Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, que incluiu palestras e formação continuada para os professores de Língua Portuguesa e Matemática.

Na segunda etapa, iniciada em agosto do mesmo ano, os alunos passaram a ter uma aula adicional diária, ministrada por profissionais capacitados. Para 2024, o plano ganha uma nova roupagem, com as escolas retornando ao horário normal de funcionamento (7h às 11h25 e de 13h às 17h25) e a distribuição do material “Conhecer Mais” para enriquecer as aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática.


Expansão e inovação

Devido ao grande fluxo migratório, a Secretaria recebeu o prédio do antigo SENAI da mineradora Vale. Este espaço está sendo totalmente reformado para abrigar uma nova e ampliada escola de Ensino Fundamental. Módulos habitacionais estão sendo instalados nas unidades escolares para atender a demanda de alunos em seus respectivos zoneamentos.

Para fortalecer ainda mais as propostas pedagógicas, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação desenvolverá atividades de monitoramento da aprendizagem dos educandos desde a educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, para isso, cada unidade escolar terá o acompanhamento “in loco” dos coordenadores técnicos.

A Secretaria conta com o Centro de Formação de Professores (CEMFOPRED) Professora Rute Sampaio da Cunha, composto por uma equipe técnica especializada. Esses profissionais são responsáveis por garantir a formação continuada dos educadores e estabelecer parcerias com instituições de ensino superior.


Educação Especializada e Inclusiva

Canaã dos Carajás destaca-se pelo atendimento educacional especializado, com quase 600 alunos com laudo sendo atendidos pelo Viver e Conviver e Salas de Recursos Multifuncionais. O APD (Atendimento Pedagógico Domiciliar) e profissionais de apoio estão disponíveis para quem necessita desses serviços. Em 2024, a Semed realizará o Seminário de Educação Especial.


Estímulo ao desenvolvimento acadêmico e cultural

Parcerias com a Casa da Cultura, por meio da Fundação Cultural Vale no desenvolvimento de projetos voltados para a arte e cultura nas escolas, o programa “Trilhos da Alfabetização”, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e Vale e o programa “Alfabetiza Pará”, em parceria como governo do Estado do Pará, tem trazido para nossa rede de ensino ainda mais qualidade para nossa educação.


Outra mudança importante e necessária foi a incorporação da Redação ao componente curricular de Língua Portuguesa, com isso, será acrescentada uma aula para Língua Portuguesa e uma aula para Matemática para garantir melhores resultados na aprendizagem dos alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano). O acréscimo possibilitará aos professores trabalhar de forma mais eficaz o letramento matemático e literário e a implantação de oficinas de produção textual.


Além disso, a Secretaria Municipal de Educação, fortalecerá a participação dos alunos nas Olimpíadas de Língua Portuguesa; Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a Mostra Brasileira de Foguetes, Olimpíada Brasileira de Matemática (esta conta com o PRO-MAC) programa criado para preparar os alunos para a OBMEP, Olimpíada Brasileira de História, dentre outros. Em 2023, 788 alunos receberam medalhas de olimpíadas cientificas nacionais.


Em relação aos projetos desenvolvidos pela rede de ensino, estão garantidos os jogos estudantis, a FECIMAT (Feira de Ciências e Matemática), o Seminário de Educação Especial e o Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás (FLACC).


309 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page