top of page

FIDA 2023 se encerra em Canaã, mas deixa a certeza da força cultural do município

O 3º e último dia do Festival Internacional de Dança da Amazônia foi marcado por belíssimas apresentações no palco principal.

A noite iniciou com a exibição das apresentações resultantes das oficinas ministradas ao longo do dia no NIC (Núcleo de Integração Cultural) e na Usina da Paz em Canaã dos Carajás. Os alunos encantaram o público com suas performances nas categorias Ballet Clássico Infantil, Ballet Clássico Juvenil Intermediário, Dança Show/Jazz Musical, Hip Hop Adulto e Dança Folclórica. Cerca de 200 alunos de Canaã se inscreveram nos workshops ministrados por convidados especiais.

Canaã dos Carajás teve a grande oportunidade de sediar a 30ª edição do Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA), marcando a primeira vez que o evento ocorreu fora da capital Belém. A recepção calorosa do público demonstrou imensa alegria e entusiasmo, consolidando o sucesso do festival. Essa realização abre portas para que o município receba novamente o evento nos próximos anos.


Para Antônio Carlos, diretor-presidente da Funcel (Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer), receber o FIDA no município é um momento histórico e de muita realização para toda a equipe.”Tivemos um encerramento super positivo. O FIDA superou as expectativas desde o início das inscrições, foi muito mais do que a gente esperava. Canaã dos Carajás recebeu mais de 700 artistas neste Festival, é um momento de muita alegria para a cultura do nosso município”.

Bruno Alves, bailarino que acompanhou o Festival, afirma que a experiência foi de grande valor tanto para a sua vida profissional quanto pessoal. “Tem sido um aprendizado constante a cada apresentação realizada. É uma experiência incrível ver a arte sendo trabalhada e mostrada, é algo marcante para a vida de cada bailarino que esteve aqui presente”.

E para encerrar a festa com chave de ouro, o Festival também contou com a entrega de premiações especiais em dinheiro no valor de R$40 mil. Os prêmios foram distribuídos em forma de vouchers para as categorias participantes dos concursos e tiveram como objetivo continuar fomentando a dança e a cultura por todo o Pará.


O FIDA 2023 já deixa saudades, mas também a certeza de que Canaã dos Carajás está cada vez mais preparado para receber e sediar grandes eventos fundamentais para o desenvolvimento da cultura, do lazer e do turismo no município.



462 visualizações0 comentário
bottom of page