Plano de Diversificação Econômica para além da mineração visa garantir desenvolvimento do município e melhoria da qualidade de vida até 2050. Lançamento ocorreu no último dia da Feira de Negócios, fechando com chave de ouro a programação
Prefeita fez a apresentação do Plano “Canaã dos Nossos Sonhos”
A Feira de Negócios de Canaã dos Carajás (Fenecan) chegou ao seu último dia neste sábado (9), com o ponto alto para a população do município: o lançamento do Programa Canaã dos Nossos Sonhos, um plano de desenvolvimento até 2050, com o objetivo de transformar a cidade em uma referência em qualidade de vida.
Com uma visão voltada para o futuro da cidade, a prefeitura cotratou a consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para elaborar um plano de crescimento até 2050. O projeto tem como objetivo orientar o desenvolvimento do município ao longo dos próximos 25 anos, promovendo um crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.
Com base em boas práticas internacionais, o plano visa criar novas oportunidades de mercado, fortalecendo a sustentabilidade, a diversificação econômica e a qualidade de vida.
Segundo o gerente executivo da FGV, Aldo Labaki, o ciclo de planejamento estratégico anterior, iniciado em 2015, foi concluído, e a prefeita, juntamente com sua equipe de gestão, reconheceu a necessidade de estabelecer um novo rumo estratégico de longo prazo para a cidade.
Esse novo plano define as grandes prioridades que devem guiar as ações da prefeitura e do governo até 2050. Com esse “norte estratégico” bem definido, fica mais fácil priorizar os esforços de curto, médio e longo prazo, com foco nos objetivos de sustentabilidade, prosperidade e felicidade, que são os pilares centrais do projeto.
Um ponto crucial desse planejamento é a transição econômica da cidade. Sabendo que a atividade mineradora, principal fonte de renda e desenvolvimento de Canaã, começará a ser reduzida ou até esgotada nos próximos 25 anos, o plano busca, desde já, estabelecer novas matrizes econômicas para substituir a mineração. O foco é identificar e impulsionar as principais fontes de receita e atividades econômicas que, no futuro, estarão maduras para assumir a liderança do desenvolvimento de Canaã.
Labaki afirma que o objetivo é que essas novas atividades não apenas compensem a perda da mineração, mas que possam, eventualmente, ultrapassar sua importância no crescimento da cidade.
Esse planejamento visa garantir que Canaã se mantenha próspera, sustentável e feliz, mesmo após a diminuição da mineração, e que as futuras gerações possam desfrutar de uma cidade desenvolvida, dinâmica e com novas oportunidades econômicas.
Princípios do projeto felicidade, prosperidade e sustentabilidade
Felicidade, prosperidade e sustentabilidade são os pilares estratégicos que vão guiar a transformação de Canaã dos Carajás até 2025, por meio do programa “Canaã dos Nossos Sonhos”.
A prefeita Josemira Gadelha, acompanhada de representantes da Fundação Getúlio Vargas e do secretário de Planejamento, Geam Meirey, apresentaram o projeto, destacando a importância de unir os esforços da comunidade para o bem-estar coletivo. “O sonho de cada um precisa convergir visando o bem-estar público”, afirmou Josemira.
Geam Meirey, secretário de Planejamento, em apresentação (Foto: Diego Barbosa)
No pilar da felicidade, o município busca garantir acesso universal à saúde, educação, moradia digna, trabalho e renda, além de promover atividades culturais, esportivas e de lazer. Entre as iniciativas em andamento estão a construção do novo hospital, com leitos de UTI, e o desenvolvimento do Polo Educacional, que já conta com o prédio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a presença de mais de 20 turmas de curso superior.
No eixo da prosperidade, o foco é transformar Canaã em um destino turístico, estimular o empreendedorismo, modernizar a agricultura e expandir a infraestrutura logística. Dentre as ações planejadas, destacam-se a construção do aeroporto municipal e a integração da ferrovia da mineradora Vale ao município, facilitando o transporte e a conexão com outras regiões.
Por fim, no pilar da sustentabilidade, o município planeja investir na transição energética, no desenvolvimento da bioeconomia escalável, na adaptação climática, na proteção ambiental e na descarbonização. Entre as iniciativas previstas estão o Plano Municipal de Arborização e a criação do Centro de Biotecnologia do Carajás. O objetivo é garantir a sustentabilidade de Canaã após o fim da exploração mineral.
Parceiros do programa Canaã dos Nossos Sonhos
Segundo o secretário de desenvolvimento, Geam Meirey, além do apoio do Poder Executivo e Legislativo, a FGV é o principal parceiro na execução desse projeto. A comunidade também está sendo envolvida nas decisões, com a realização de consultas públicas, como o estande na entrada da Fenecan, onde os cidadãos puderam expressar suas opiniões sobre como desejam que a cidade se desenvolva. “O projeto será constantemente ajustado, com a participação ativa da população, pois o planejamento é feito para as pessoas e deve evoluir ao longo do tempo”, ressalta.
Mais sobre a programação
No encerramento da Fenecan, também ocorreu o workshop “Momento Destrave”, conduzido pela jornalista e empreendedora Priscilla Castro, que compartilhou técnicas e experiências para auxiliar os presentes a “destravar” suas habilidades comunicativas. “Não é um processo mágico, mas sim um caminho possível, que exige esforço e dedicação, e foi isso que buscamos demonstrar hoje”, afirmou.
À noite, foi realizada a entrega do Prêmio Sebrae, que reconheceu os empreendedores locais por sua contribuição ao crescimento econômico da região. Entre as premiadas, Dom Mix Esfiharia, Mara Móveis e Franthesca Macarronaria.
Elenilde Silva, empresária da Dom Mix, empresa do ramo alimentício compartilhou um pouco de sua trajetória e a dedicação que a levou a conquistar este prêmio. “Ao ouvir a fala da prefeita, percebo que o olhar voltado para o futuro é exatamente o que a Dom Mix tem desde o seu nascimento. Sempre buscamos trazer algo novo e diferente para Canaã, seja na alimentação ou em outras áreas”.
Dom Mix Esfiharia foi uma das premiadas pelo Sebrae (Foto: Diego Barbosa)
Para encerrar com sucesso, o cantor Matheus Fernandes subiu ao palco principal, agitando o público e garantindo uma noite de festa e animação para os moradores de Canaã e região.
A jovem empreendedora de Parauapebas, Kawanna Gomes, que atua no setor de beleza, participou do show e ressaltou a importância da feira para os negócios locais e da região. “O evento não beneficia apenas os empreendedores de Canaã, mas também os das cidades vizinhas. Eu cheguei mais cedo para aproveitar a programação da feira, que é uma ótima oportunidade para trocar experiências”, disse.
Cantor Mateus Fernandes encerrou a noite (Fotos: Carol de Andrade e Diego Barbosa)
Balanço
Após quatro dias de uma programação intensa, a Fenecan chegou ao fim superando todas as expectativas de público, atraindo milhares de visitantes ao longo dos quatro dias de evento.
“Alcançamos nossos objetivos, a população veio prestigiar esse evento tão importante. A nossa Fenecan realmente movimenta a economia da nossa cidade”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Ferreira. “Mas não são apenas esses quatro dias, ela traz esse retorno posteriormente para essas empresas que participaram e vão ver o retorno”, concluiu.
A grande adesão ao evento não só reflete o crescente interesse pelo mercado local, mas também posiciona a feira como um dos maiores pontos de encontro da região, consolidando sua importância como um espaço de negócios, networking e troca de conhecimento.
Kommentare