top of page

Cerimônia de certificação do Projeto Jovem Profissional tem tradução simultânea em Libras

Jovens das zonas urbana e rural de Canaã dos Carajás foram beneficiados em seis cursos realizados em parceria com o Senai.

Aprimoramento e formalização profissional estão entre as vantagens que o certificado do curso de Eletricista Predial trouxe para Lucas Gomes. “Esse documento é muito importante pra mim porque eu tenho a experiência, mas nunca fiz o curso. E logo numa instituição boa como é o Senai, instituição na área industrial, na área de serviço e se eu quiser trabalhar numa empresa eu posso, a partir de hoje, com esse certificado fica mais fácil pra mim” comemora.

O Programa Jovem Integrado é desenvolvido pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Juventude (SEMMJU), e na última quinta-feira (22) realizou a certificação de 112 jovens beneficiados pelo Projeto Jovem Profissional. A inciativa foi realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) levando gratuitamente a formação nos cursos de Assistente de Recursos Humanos, Operador de Computador, Eletricista Predial, Marketing e Vendas, Torneiro Mecânico e Tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras).


A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu no plenário da Câmara Municipal e foi traduzida simultaneamente em Libras para garantir a inclusão da aluna surda, Kelen Beatriz. A tradução simultânea foi feita pelos colegas de turma, Cintia Vaz Ferreira e Kaique Bruno Lopes.

A aluna surda Kelen Beatriz (ao centro) teve tradução para Libras da cerimônia feita pelos colegas de turma Kaique e Cintia.

“Libras me interessou bastante por causa da acessibilidade e inclusão, principalmente para o surdo. Porque em qualquer lugar não é difícil de encontrar sinalização para pessoas com deficiência física ou visual, mas o surdo às vezes não é lembrado”, expôs Kaique, comemorando que a realização dos cursos melhora as chances de acompanhamento e inclusão, principalmente de crianças surdas nas escolas do município.


Para Cintia, a tradução simultânea em Libras representa um marco importante para Canaã. “Foi maravilhoso porque a Libras foi uma realização de um sonho pra mim. E a gente vê sim que a prefeitura está trabalhando em garantir mais acessibilidade na cidade e, com o curso, trouxe essa inovação que é muito necessária. Hoje eu me sinto feliz e espero ver, não só em eventos como esse como também nos demais, a inclusão da Libras”.


Conheça o Programa Jovem Integrado

O Projeto Jovem Profissional faz parte do Programa Jovem Integrado, que desenvolve uma série de ações e atividades na área da economia criativa para incentivar o empreendedorismo, a capacitação e a qualificação. Segundo a SEMMJU, mais de 200 pessoas já foram beneficiadas com cursos, oficinas, palestras, seminários e treinamentos.

“Para o segundo semestre a gente está com pretensão de capacitar mais de 350 jovens para o mercado de trabalho, na área do empreendedorismo, e eu peço que vocês fiquem atentos ao edital, fiquem atentos ao chamamento, às inscrições, [pois] serão diversos cursos, áreas novas que estão vindo”, informou Kaline Ribeiro, secretária da Mulher e da Juventude.

Os cursos certificados pelo Senai tiveram início em março de 2023 e a zona rural foi contemplada com uma turma de Marketing e Venda na Vila Planalto e uma de Operador de Computador na Vila Bom Jesus. Ainda de acordo com a SEMMJU, várias empresas solicitaram indicação de alunos antes do término das formações. “As empresas já nos procuraram, a gente já fez algumas indicações e a gente espera que esses jovens tenham inserção no mercado de trabalho e contamos também com a colaboração do comércio local”, ressaltou Kaline.


436 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page