top of page

CASA DA CULTURA: Livro com histórias dos pioneiros de Canaã dos Carajás será lançado terça-feira(25)

Em comemoração ao Dia do Livro (23), a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás realizará na próxima terça-feira, 25 de abril, das 14 às 17 horas, o evento “Leituras compartilhadas”. Durante a programação, a escritora Daniela Chindler lançará o livro “Histórias da Minha Terra”, que reúne “causos” dos primeiros moradores da cidade e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A obra traz histórias curiosas de migrantes, como o Seu José Isidoro, o Luiz do Mel, a Dona Mariquinha e a Chaguinha dos Bolos, que, nos anos de 1980, deixaram os Estados do Maranhão, de Goiás, do Tocantins, do Ceará e de Alagoas, em busca de uma nova vida na região que deu origem a Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.


As vivências registradas pela escritora servirão de ponto de partida para uma roda de leitura com os alunos da escola municipal João Nelson dos Prazeres Henrique II. Além deles, as pessoas atendidas pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa também estarão presentes no lançamento do livro e poderão, ali, compartilhar detalhes da sua vivência na região.


Serviço


O quê? “Leituras compartilhadas”, evento de lançamento de livro com “causos” dos primeiros moradores de Canaã dos Carajás.


Quando? No dia 25 de abril, das 14 às 17 horas.


Onde? Na Sala de Leitura da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, que fica localizada na Rua das Esmeraldas, número 141, Jardim das Palmeiras.


Quem pode participar? Qualquer pessoa da comunidade. O evento tem classificação de idade livre e entrada gratuita.


Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Criado e mantido pela Vale, o espaço integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contação de histórias, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música, dança e teatro, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, teatro, canto, violão, flauta doce, musicalização e percussão tradicional paraense.


Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.



363 visualizações0 comentário
bottom of page