top of page

Canaã vai receber carro tecnológico da Stellantis para ações da Smart City

Canaã dos Carajás vai utilizar um veículo fornecido pela Stellantis, equipado com sensores e equipamentos conectados dedicados a mapear e reportar situações recorrentes em ambientes urbanos, como acúmulo de lixo nas vias de circulação, condições estruturais das vias e rodovias, identificando, por exemplo, animais de médio e grande porte em vias públicas.

A parceria foi discutida durante visita da prefeita do município, Josemira Gadelha e comitiva ao Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, na última semana. A visita teve como tema o projeto Smart City, da prefeitura de Canaã dos Carajás (PA) em parceria com a Universidade Federal do Pará, e a integração de iniciativas para a criação de ambientes urbanos inteligentes com tecnologias aplicadas à mobilidade inteligente e sustentável.

Por meio do veículo, será possível ainda monitorar áreas da cidade com águas paradas e possível foco de doenças, bem como infrações de trânsito, como veículos estacionados em locais proibidos ou atrapalhando o fluxo. Todas as informações são enviadas a um centro de processamento para auxiliar o poder público na tomada de decisão e na solução imediata dos problemas detectados. As primeiras aplicações serão implementadas já a partir do segundo semestre deste ano.

Integraram a comitiva a prefeita da cidade de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, o secretário de governo, Roberto Andrade, e o responsável pela área de Ciência e Tecnologia do município, Jorge Tomazi. A Universidade Federal do Pará foi representada pelo Dr. Carlos Renato Lisboa Francês, ex-reitor e professor da UFPA e coordenador do projeto. O grupo Splice, que também compõe o consórcio Centro IARA, foi representado pelo Gerente de Engenharia Alex Akira Bueno Sato e o Dr. Mário Neto Borges, ex-presidente da FAPEMIG e do CNPq, ex-reitor da UFSJ, e que, atualmente, é o diretor do IP FACENS – MG.


O Smart City Canaã dos Carajás é uma iniciativa do município e se destaca por ser um dos primeiros projetos de cidade inteligente do país. O projeto propõe soluções de IoT (internet das coisas), Inteligência Artificial aplicada a serviços públicos de saúde, segurança, educação e smart mobility. O projeto tem a cooperação do Centro IARA, sigla para Inteligência Artificial Recriando Ambiente, e da Stellantis.


A prefeita de Canaã dos Carajás (PA), Josemira Gadelha, destacou a importância do projeto e ressaltou a participação da educação na transformação da vida das pessoas. “Já lançamos o projeto de cidade inteligente e queremos estabelecer parcerias para que a transformação realmente aconteça”, diz. “Esta é uma construção coletiva, em que buscamos conhecimento e estimulamos a participação de nossa população “, acrescentou.


Parceria da Stellantis com o Centro IARA


A atuação da Stellantis no Centro IARA, iniciada em 2021, tem o objetivo de desenvolver soluções inovadoras dedicadas às cidades inteligentes e à mobilidade, com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas nos centros urbanos. Os principais objetivos da Stellantis são desenvolver soluções e estar na vanguarda dos principais desenvolvimentos tecnológicos aplicados a uma mobilidade sustentável. A iniciativa abrange cinco temas: cibersegurança, educação, infraestrutura, meio-ambiente e saúde. Em infraestrutura, são trabalhadas mobilidade, energia e telecomunicações.


Sobre a Stellantis


A Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. Nossas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – aspiramos nos tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, não a maior, enquanto criamos valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais operamos. Para obter mais informações, acesse www.stellantis.com.


448 visualizações0 comentário
bottom of page