top of page

Canaã inaugura três pontes na VP-80

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás entregou à comunidade da VP-80 três novas pontes. As estruturas vão trazer mais segurança na via e vão beneficiar centenas de famílias na zona rural.

A cerimônia começou às 11h, na propriedade do Seu Givaldo Barbosa e contou com um almoço preparado pelos moradores. Os pioneiros do município José Olímpio, o “Zé Baiano”, Alzira Ribeiro de Sousa e Guerino Luiz Puntel, o “Dr. Guerino” foram homenageados com o topônimo das pontes.

viúvo de Dona Alzira, homenageada com topônimo em ponte

O evento teve a participação da comunidade, da prefeita Josemira Gadelha, do vice-prefeito e secretário de obras Zito Augusto, do presidente da Câmara dos Vereadores Dinilson José, dos vereadores Wilson Leite, Cabelo, Criatura, Flávio Gomes, Webert Felipe e Maria Pereira, do ex-prefeito Simar Gomes, dos representantes da comunidade da VP-80 Rubão, Dr. Guerino, Givaldo e Noel Brás e demais autoridades municipais.

A VP-80 liga a zona rural do município às localidades: PA-160, Assentamento Américo Santana e municípios como Xinguara, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte. As novas pontes são importantes para o desenvolvimento das obras de pavimentação da VP-80, para que máquinas e equipamentos possam transitar com segurança.


As pontes medem 8, 20 e 16 metros de comprimento, respectivamente. Elas têm, capacidade para suportar veículos de até 45 toneladas, possuem guarda-rodas em concreto armado, guarda-corpo em tubo metálico e possuem vida útil superior a 50 anos. O investimento é de, aproximadamente, R$ 2.899 milhões.

Josemira: “nossa maior obra é cuidar do ser humano”

Filho da homenageada, Dona Alzira, Rubão da 80 recordou as dificuldades vividas, há décadas atrás, na localidade. “Minha mãe faleceu em abril de 1994, pois não tínhamos recursos no município para socorrê-la. Porém, quando vemos o desenvolvimento de Canaã hoje ficamos agradecidos. Temos estradas, hospital, e tenho certeza que teremos muito mais para nossa comunidade”, disse.


O presidente da Câmara dos Vereadores Dinilson José afirmou que vive um momento único no município. “Temos o privilégio de discutir e votar em leis que estão fazendo a diferença na vida de tanta gente. Temos obras para inaugurar em todo o município. Estamos defendendo os interesses do povo”, concluiu.

Givaldo Barbosa e Rubão da 80 elogiam obras na Vila Ouro Verde e região

O vice-prefeito Zito Augusto também relembrou o passado e motivou os moradores, produtores rurais a continuarem firmes na luta pelo desenvolvimento de suas famílias. “Nós estamos fazendo esse esforço para garantir dignidade a todos os que chegaram aqui para melhorar suas vidas na década de 80. Que os proprietários acreditem cada vez mais em suas terras, para produzir mais e viver melhor”, disse.


Asfalto no Campo

Lançado em 2021, o programa Asfalto no Campo compreende a pavimentação de 15 vias rurais, totalizando 200 km de asfalto. A objetivo da prefeitura é facilitar a trafegabilidade entre a zona urbana e rural. As comunidades das VSs 58, 52 e 44, VP-80, Américo Santana, VE-3 e VP-13 já receberam etapas da pavimentação.



210 visualizações0 comentário
bottom of page