top of page

Canaã faz história ao receber a 1ª edição itinerante do FIDA

Comemorando 30 anos de realização, é a primeira vez que o Festival Internacional de Dança da Amazônia acontece fora da capital Belém.

A história de desenvolvimento de Canaã dos Carajás continua sendo escrita a passos largos com momentos de muita emoção, e nesta sexta-feira (19) não foi diferente. O município abriu os braços para receber a primeira edição itinerante de um dos maiores festivais de dança do Brasil, o Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA). Em 30 anos de realização, esta é a primeira vez que o evento acontece fora da capital Belém.

Para Clara Pinto, organizadora do evento, realizar uma edição itinerante do FIDA é um sonho realizado e o resultado de uma missão que já dura a vida inteira. “Meu sonho era a interiorização da dança, levar a dança não só para Belém, mas para todos os municípios. E a prefeita abraçou essa causa e viu a importância deste evento para o desenvolvimento cultural de Canaã”. E no mesmo ano em que celebra os 30 anos do FIDA, a professora de dança também comemora os 50 anos de existência da sua companhia, a Escola de Dança Clara Pinto.

Mas esse não foi um sonho pensado, planejado e desejado sozinho por Clara, a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), Antônio Carlos, almejam tornar Canaã uma cidade cada vez mais rica, diversa e influente quando o assunto é cultura. “Estamos vivendo um grande momento, pela primeira vez na história um festival internacional acontece em Canaã, isso mostra como a cultura da nossa cidade está sendo valorizada”.


A prefeita Josemira, por sua vez, ressaltou que o objetivo de receber um evento como este é valorizar, cada vez mais, os profissionais de Canaã dos Carajás. “Estamos fortalecendo a nossa cultura, a nossa gente, que sabe e faz cultura muito bem. Estamos trabalhando para incentivar esse segmento, crescer a nossa cidade e desenvolver a nossa segunda matriz econômica que é o turismo”.

E para tornar este momento ainda mais especial, o FIDA 2023 também contou com a presença da primeira e maior bailarina do Brasil, Ana Botafogo. Em sua fala, a artista demonstrou um imenso carinho pelo evento e reforçou que a sua primeira visita a Canaã dos Carajás tem sido importante para continuar cada vez mais perto da dança, além de valorizar a cultura regional. “Acredito que é uma maneira de proporcionar a todos os bailarinos, alunos e professores dessa região a oportunidade de chegarem mais próximos de Canaã dos Carajás e terem contato com professores diferentes, oficinas e concursos”.

Dentro da programação desta primeira noite, Clara Pinto também aproveitou o momento para homenagear as autoridades com troféus de reconhecimento pelas iniciativas de incentivo à cultura. Os prêmios foram recebidos por Robson Santiago, mestre de carimbó; Maiara Cadja, diretora de cultura de Canaã dos Carajás; Antônio Carlos, diretor-presidente da Funcel; Ana Botafogo, bailarina e artista e Josemira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás.


Além disso, a abertura contou com a entrega de medalhas para diversos grupos da região que competiram durante o dia. Belém, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Ourilândia do Norte, Novo Repartimento e Altamira foram alguns dos municípios premiados pelas apresentações.

E fechando o dia com chave de ouro, o palco principal do evento recebeu dezenas de apresentações de grupos locais, regionais, nacionais e internacionais. Em Canaã, o FIDA recebeu cerca 700 inscrições de bailarinos divididos em 41 grupos. Além disso, o evento contou com as participações de Liana Vasconcelos e Alysson Trindade, bailarinos convidados do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e Carla Amâncio e José Alvarez, bailarinos convidados de Orlando, Florida (USA). Vale ressaltar que Carla Amâncio fez a sua primeira apresentação no Brasil depois de 16 anos. Bailarinos de outros países, como Argentina, Cuba e Holanda, também estiveram presentes nesta grande festa.


O FIDA continua neste sábado (20) e domingo (21) com mais oficinas e apresentações culturais durante todo o dia.


452 visualizações0 comentário
bottom of page