top of page

CANAÃ: Carnaval consciente, uma alegria garantida para todos

Secretarias desenvolvem ações para conscientizar a população no período de Carnaval

O Carnaval está próximo e com ele chega um período de muita alegria, diversão, mas para um bom convívio algumas atitudes precisam ser tomadas. Com isso, a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio de algumas secretarias, desenvolve ações de conscientização no período carnavalesco.


Direção e Álcool não combinam, todos sabem, mas a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Viária (Semspuv) desenvolve a conscientização para motoristas não misturarem bebida e trânsito. Conforme o texto do Código de Trânsito Brasileiro, lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, a pessoa que infringir a “Lei seca” pode ser punida tanto no âmbito administrativo quanto no âmbito penal. A infração é considerada grave e pode acarretar multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. A Secretaria fará ações educativas em várias partes da cidade como escolas, empresas e na avenida principal da cidade.


Outra ação importante é o combate à poluição sonora que acontece nesse período, som ligado em volume alto pode atrapalhar outras pessoas, com isso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) aborda práticas para amenizar prejuízos com a poluição sonora.

A folia precisa acontecer de forma segura para todos e a campanha ‘Não é não!’, desenvolvida pela Secretaria da Mulher e da Juventude (Semmju), alerta sobre a violência e o assédio sexual contra mulheres no carnaval. Todos têm o direito de curtir a festa com segurança.


Mesmo com a alegria que envolve o carnaval, não pode ser esquecido o respeito aos direitos individuais e coletivos da sociedade, pensando nisso a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fazem ações de distribuição de camisinhas e orientações de jovens sobre gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A Semdes levará aos territórios das unidades socioassistencial (Cras Novo Brasil, Cras Novo Horizonte, Cras Residencial) palestras sobre gravidez na adolescência e as ações da Semsa estão programadas para as Unidades Básicas de Saúde do município e para a EEEM (Escola Estadual de Ensino Médio) João Nelson nos dias 8 e 9 de fevereiro, proporcionando palestras para garantir um Carnaval seguro e confortável para todos. Em março, a Semsa continua com os trabalhos no pós-carnaval frisando a questão da prevenção sobre ISTs.


Juntas, as secretarias vão desenvolver uma parada educativa integrada nesta sexta-feira (09), às 17h30, na Av. Weyne Cavalcante em frente a Escrimat.


Confira os canais de denúncia:

Semspuv: (94) 99104-0544Fiscalização Semma: (94) 99126-7492Central de Atendimento à Mulher: 180Polícia: 190



412 visualizações0 comentário
bottom of page