top of page

Agência transfusional de Canaã recebe certificação do Ministério da Saúde

Em fevereiro de 2023, a agência transfusional do Hospital Municipal Daniel Gonçalves recebeu o certificado de participação do ciclo de avaliações do Programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) em Imuno-hematologia da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, realizado em 2022.

A agência transfusional é responsável pelo armazenamento, exame e transporte das bolsas de sangue administradas no município. A certificação atesta a segurança dos procedimentos realizados em Canaã. O local conta com seis profissionais e um supervisor que realizam cerca de 400 exames por mês.

As bolsas de sangue vêm do hemocentro do município de Marabá. Ao chegarem em Canaã, passam pelos testes na agência transfusional e são destinadas aos hospitais Daniel Gonçalves e Cinco de Outubro. Coordenadora da agência, a biomédica Alessandra Fontenele comemorou o bom resultado. “É uma alegria saber que o trabalho desenvolvido em Canaã está cada vez melhor. Vamos seguir aprimorando o trabalho para servir a população cananense”, afirmou.

A certificação do Ministério da Saúde é de adesão voluntária, confidencial, com caráter educativo e fornecido gratuitamente aos serviços de hemoterapia participantes. Seu objetivo consiste na disponibilização de controle de qualidade externo como ferramenta de gestão da qualidade dos serviços laboratoriais de imuno-hematologia de doadores e receptores de sangue. Além disso, contribui com a garantia dos resultados obtidos nos Serviços de Hemoterapia do país e, consequentemente, para o aumento da segurança Transfusional.



156 visualizações0 comentário
bottom of page