top of page

1º lugar no Brasil: IstoÉ reconhece Canaã como referência em desenvolvimento econômico.

Canaã dos Carajás é a líder em desenvolvimento econômico – no subgrupo comércio exterior – do Ranking Mellhores Cidades do Brasil 2022, elaborado pela revista IstoÉ e publicado em edição especial.

A lista coloca Canaã como a campeã entre as cidades de pequeno porte, ao lado de municípios importantes como Paranaguá, no Paraná, e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, que lideram entre os municípios de médio e grande porte, respectivamente.

A reportagem aponta que Canaã conta com expressiva indústria de extração mineral e a maior renda per capta do estado do Pará. Em entrevista, a prefeita Josemira Gadelha destaca que “a cidade vive um momento de arrecadação muito importante com a implantação do S11D, o maior projeto de mineração de ferro do mundo. “Isso somado às ações que tomamos na infraestrutura e na economia faz com que hoje sejamos líderes no Brasil na geração de empregos”, diz.

Destaque em outras áreas

Além do desenvolvimento econômico, Canaã ainda foi citada no ranking nas áreas de capacidade de arrecadação (3º lugar no Brasil); aplicação na saúde e educação (4º lugar no Brasil); mercado de trabalho (9º lugar); políticas de habitação (14º) e execução do orçamento (16º lugar).


A prefeita destacou ainda que o bom momento de arrecadação, que permite investimentos, engrandece, mas não ilude. “Sabemos que o mais importante é que nosso recurso se transforme em melhoria da vida das pessoas, de forma duradoura”, pontuou.


O Ranking Melhores Cidades da Revista é um dos mais completos estudos sobre os municípios brasileiros e levou em consideração todos os 5,5 mil municípios do país, mapeando cerca de 280 indicadores ligados à qualidade de vida, mercado de trabalho, saúde, educação e presença digital, além de inclusão social.


581 visualizações0 comentário
bottom of page